segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva Titânica 2009:



A Vida Até Parece uma Festa

O tão aguardado documentário titânico já vinha sendo idealizado há anos, mas só deu as caras nas telas dos cinemas no final de 2008 em pré-estréias no Rio de Janeiro e em São Paulo. No entanto, foi só em 16 de Janeiro de 2009 que estreou oficialmente e em circuito nacional Titãs - A Vida Até Parece uma Festa. Sucesso de público e crítica, arrecadou elogios e prêmios no decorrer do ano e em agosto o DVD já estava nas prateleiras. 

Links: 
 




Sacos Plásticos

Passaram-se quatro anos sem músicas inéditas e seis anos desde Como Estão Vocês? (o último disco em estúdio). Então, a espera finalmente teve fim em junho desse ano com a chegada de Sacos Plásticos. Com ele, os Titãs inovaram sem perderem sua essência. Revisitaram fases da carreira e trouxeram elementos novos a sua inconfundível sonoridade, dando certificado titânico de qualidade ao disco. 

Links:



Planeta Titãs


Resultado de muito trabalho e diversão e feito de fã para fã, o site Planeta Titãs estreou no dia 28 de Agosto de 2009. Coincidentemente, no mesmo dia, entrava no ar o blog dos Titãs na MTV. Algum tempo depois, os Titãs se renderam ao twitter. E assim, com esses três novos espaços virtuais, 2009 também foi um ano titanicamente produtivo na internet.



Links:

Na estrada

Os Titãs começaram o ano ainda com a turnê do MTV Ao Vivo. Em paralelo, continuaram também com a turnê com os Paralamas do Sucesso, atingindo norte e sul do País. Esse ano as duas bandas tocaram juntas em Cuiabá, Belém, Manaus, Fortaleza, Recife, Sobral, Juazeiro do Norte, entre outras cidades. Inclusive esse encontro antológico foi um dos indicados a Melhor Show de 2009, do prêmio Multishow. 

A partir do segundo semestre, com disco novo na área, chegou a hora de ir de praça em praça com a nova turnê. Houve uma prévia no começo de setembro pelo interior do Rio Grande do Sul, mas a estréia oficial (com cenário, iluminação e tudo mais que se tem direito) se deu nos dias 19 e 20/09 em São Paulo. Em novembro, foi a vez do Rio de Janeiro conferir o novo show. Além de canções de Sacos Plásticos, o setlist atual conta com novos arranjos para velhos sucessos e algumas raridades resgatadas, como Televisão, Porrada e Disneylândia. 

Outra grande novidade foi Sérgio Britto estreando no baixo, que agora divide com Branco Mello, enquanto Paulo Miklos assumiu de vez a segunda guitarra e, dessa forma, dispensando os músicos de apoio, os cincos titãs remanescentes têm atualmente o palco só para eles. 

Links: 
Disneylândia 
Porrada 

Tudo que a antena captar meu coração captura


A todo vapor com divulgação do disco novo, os Titãs estiveram esse ano em vários programas de TV e Rádio. Destaque para Altas Horas, Programa do Jô, Caldeirão do Huck, TV Xuxa e Estúdio Ao Vivo Transamérica.

Sem contar a presença titânica na trilha sonora de novelas globais: Antes de Você em Caras e Bocas, Sonífera Ilha em Malhação e Porque Sei Que é Amor e Pelo Avesso em  Gama de Gato. Essa última, inesperadamente como tema de abertura do folhetim, parece que vai conquistar em 2010 também uma vaga no setlist dos shows da banda. 

Em vôo solo, Paulo Miklos ainda participou dos seriados Força Tarefa e Aline. 

Links:
Altas horas
Transamerica
Tv Xuxa

Aline
Abertura da novela

Os clipes


Sacos Plásticos rendeu até agora cinco videoclipes, sendo três deles dirigidos, num esquema mais caseiro, por Branco Mello, são eles: Amor Por Dinheiro, A Estrada e Porque sei que é amor (esse último em dupla com Diana Bouth). O clipe de Quanto Tempo ficou a cargo de Malu Mader, que aproveitou o aniversário de Tony Bellotto para capturar imagens para o vídeo. E, por fim, o de Antes de Você (mais uma criativa parceria com o diretor Oscar Rodrigues Alves) levou os Titãs, os fãs e os parlapatões para cantarem nas ruas do centro de São Paulo.


Links: 
Uma cena que saiu da tela

Sem dúvidas, esse foi o ano dos Titãs no cinema. Fora o documentário, teve a pré-estréia de Bellini e o Demônio (inspirado no livro homônimo de Tony Bellotto) e a estréia de É Proibido Fumar (com Paulo Miklos no elenco). Além desses, o filme Eu e Meu Guarda-Chuva (inspirado na ópera rock infantil de Branco Mello) foi finalizado e tem estréia prevista para 2010. 







Prêmios


Em 2009, Sacos Plásticos garantiu o Grammy Latino de melhor disco de Rock. O documentário A Vida Até Parece Uma Festa levou o VMB e o Troféu Barroco de Melhor Longa metragem, eleito pelo Júri Popular da 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Além disso, É Proibido Fumar saiu do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com oito prêmios, entre eles o de melhor ator para Paulo Miklos. 

Link:
VMB



3 comentários:

Dudu disse...

Simplemente.....ESPETACULAR ESSA HOMENAGEM !!!
FELIZ TITAS PARA NOS TODOS EM 2010

Paulinho Andriolli disse...

Muito bom mesmo, parabéns.
Feliz 2010 a todos.

Unknown disse...

Fazia tempo que eu não passava por aqui, arrasaram meninas. Orgulho total de vocês, excelente trabalho. Beijão